quinta-feira, 21 de junho de 2007

TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS DO ADOLESCENTE


COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS

PROJETO DE APRENDIZAGEM


Tema:
“Adolescência – Tempos de sonhos, dúvidas e amadurecimento”

Tema para pesquisa:

O que ocorre com o corpo na adolescência?
Transformações físicas.

Dúvidas:
-O corpo do adolescente muda, por que será?
-Que preocupações geram na cabeça dos adolescentes em relação as mudanças físicas?
-Como ajudar um adolescente frente a essas transformações?




- A transformação, um processo gradual
- Pesquisa de campo:
adolescentes entre 12 e 16 anos


PERGUNTA:

Quais as transformações físicas que “você”, adolescente, vem percebendo no seu dia-a-dia?

- As mudanças físicas influenciam nas relações sócio-afetivas;
- Crescimento dos pêlos pubianos;
- Crescimento dos pêlos nas axilas;
- Odor ruim no corpo;
- Mudança de voz;
- Pênis fica ereto ao passar por uma menina que chame atenção;
- Crescimento do pênis;
- Aparecimento do bigode e barba;
- Menstruação;
- Aparecimento da vaidade;
- Seios crescem, ficam inchados e até doem;
- Cólicas ao vir a menstruação;
- Transformação do corpo, tudo cresce (barriga, orelhas, cabelo, mãos, nariz...);
- Espinhas e acne no rosto;
- Cabelo mais oleoso;
- Pêlos pubianos começam a ficar encaracolados;
- Dentes mudam;
- Lançamento de espermatozóides;
- Mais vontade de comer;
- Toque pelo corpo reflete sensações boas;
- Masturbação seguida;
- Aparece o pomo de Adão;
- Mais ativo fisicamente;
- Modo de se vestir (roupas).
Após analisarmos as perguntas, realizamos pesquisas via internet com os seguintes resultados:

Depoimento Drº Drauzio Varela falando sobre a medicina do adolescente e do próprio adolescente.



Hebiatria é uma palavra de origem grega que significa medicina da juventude. No Brasil, embora a especialidade exista há mais de trinta anos, poucos a conhecem. Para receber o título de hebiatra, o médico precisa fazer dois anos de especialização em pediatria e mais dois anos de especialização em medicina do adolescente.

A adolescência é uma fase peculiar da vida. Nenhuma outra é tão marcada por mudanças físicas e questões relacionadas ao desenvolvimento psicossocial como essa que vai do fim da infância até a entrada no mundo adulto, ou seja, dos 10 aos 20 anos de idade, segundo a Organização Mundial da Saúde. O médico hebiatra é um clínico-geral especializado em adolescentes. Cuida do desenvolvimento físico, tratando e prevenindo doenças do jovem nessa faixa de idade.

As preocupações, com grande freqüência, são com o corpo.
Por exemplo: uma situação comum nessa fase é a do garoto de 13 anos, o mais baixinho da classe, que quer saber se há algo errado com ele e se poderia tomar hormônios para crescer mais depressa.

É especialmente hoje, é muito difícil dizer qual seria o momento adequado para a iniciação sexual. Em 1900, a primeira menstruação ocorria em média, aos 16 anos. Atualmente, ocorre aos 12 anos, e não se pode esquecer de que ela é um efeito tardio na escala do desenvolvimento feminino.
Nas meninas, o primeiro sinal da entrada ma puberdade é o crescimento das mamas, do broto mamário, que acontece dois anos, dois anos e meio antes da menarca. Por isso, existem meninas que aos doze anos já menstruaram, têm corpo e estatura de mulher adulta e existem daquelas que ainda não atingiram a puberdade e têm corpo infantil.
Com os meninos, a mesma coisa, embora entrem na puberdade um pouco mais tarde que as meninas. Elas amadurecem mais cedo física e emocionalmente. É comum uma garota de doze anos, na sexta-série, interessar-se por um garoto da 8ª, com 14, 15 anos, enquanto seu colega da mesma idade ainda está brincando de empurra-empurra com os companheiros na hora do recreio.
Portanto, é muito difícil apontar uma idade cronológica ideal para iniciação da vida sexual. O mais acertado é verificar o estágio de maturação sexual do adolescente para determinar se está apto ou não para esse tipo de experiência.
Muitos meninos com 14 anos angustiam-se muito e querem saber se podem fazer alguma coisa para acelerar o processo de desenvolvimento, porque ainda têm corpo, rosto de criança, estatura inferior à de outros meninos da mesma idade, nunca beijaram uma garota e não são convidados para as festas.
Atualmente, o que se constata é que a iniciação sexual começa cada vez mais cedo e de forma pouco responsável. Como isso acarreta muitos transtornos para os jovens, é importante dar-lhes todos os instrumentos para que saibam lidar com a situação (que pode ser o primeiro beijo ou a primeira relação sexual propriamente dita) mais respaldado e com mais responsabilidade.


Ser adolescente é ver seu corpo modificado, ter vergonha, ter dúvidas, ter sensações de prazer e desprazer. É uma sensação complexa e rica, decorrente de mudanças físicas, sociais e psicológicas marcadas por intensos sentimentos de alegria, dor, angústia e curiosidade.
Essa fase da vida pode provocar um turbilhão nos seus conceitos. O seu corpo e a sua mente parecem estar em sintonias diferentes, o que muitas vezes o leva ao pânico, até alcançar o equilíbrio para encarar o futuro.
É nessa época tão tumultuada que o desejo sexual surge com a força de um vulcão. Impulsionado pela busca do prazer, o adolescente se lança em conquistas que transformam vitória em angústias.
Você deve ter reparado que até uma certa idade o único diferencial entre o sexo feminino e o masculino eram os órgãos genitais externos: vagina nas meninas e o pênis e saco escrotal nos meninos.
Depois de certa idade, o seu corpo começa a passar por uma série de transformações, o que leva a uma mudança na forma de ver a vida e de relacionar-se com as pessoas. Isso se dá porque você está iniciando uma nova fase em sua vida: a puberdade.
Você começa a deixar para trás os brinquedos e as brincadeiras de criança e começa a enxergar o mundo com outros olhos.
O seu corpo começa a modificar-se. Há um crescimento repentino que varia entre os sexos.
Geralmente, as transformações físicas começam mais cedo nas meninas, por volta dos 8 – 9 anos; já nos meninos aos 12 anos e meio. Mas essas idades não são regras para definir o inicio da puberdade entre os sexos.
Ocorre que muitas meninas e meninos podem se desenvolver fisicamente mais cedo ou mais tarde em relação às idades mencionadas. Não se sabe ao certo o porquê, mas pode estar relacionado com o estado de nutrição, a hereditariedade e o clima.
Então, se você estivesse sentindo como um “ET”, por causa das mudanças físicas que ainda não começaram a ocorrer, não se preocupe! Tenha paciência, pois quando menos se esperar, ao se olhar no espelho, você terá uma surpresa.
Que transformações são essas?
Þ Nascem pêlos na região púbica e embaixo do braço.
Þ No menino, o corpo começa a ficar mais musculoso e a voz se torna mais grossa.
Þ Na menina, começam a se desenvolver os seios e os quadris.
É claro que nem sempre é bem assim. Ninguém precisa ter os quadris largos para se sentir mocinha ou uma mulher e ninguém precisa ter uma voz grossa para saber que já é um rapazinho ou um homem.

A principal tarefa dos adultos é proporcionar espaços e ambientes educativos. Todas as escolas deveriam ter oficinas com os professores para dar a eles instrumentos para lidar com a importante tarefa da educação sexual. A educação sexual faz parte da nossa vida inteira. Não é isolada. Na relação sexual é necessário olhar também para outra pessoa que vai estar repartindo conosco e levar em conta os sentimentos dela também. O que é difícil é abrir o coração.
Certezas:
-Existem profissionais habilitados para ajudar os adolescentes.
-Todos os adolescentes notam mudanças e vão se adaptando.
-Todas as dúvidas são praticamente iguais entre os adolescentes de 12 a 16 anos.
SER ADOLESCENTE
“O adolescente, ao crescer, depara-se com mudanças corporais sobre as quais não tem controle, com novas exigências da família e do meio, sem experiência prévia, descobre uma nova sexualidade impulsionada pelos hormônios que lhes permitem procriar, mas faltam-lhe condições financeiras para isso. Assim, o ser humano adolescente precisa de parâmetros e regras que o ajudem a assimilar tudo isso para que venha a tornar-se um adulto saudável e feliz. Isso só acontece com o tempo, quando fará bom uso de tudo o que viveu, reencontrando-se e aceitando-se como é. A grande maioria dos jovens, dependendo da família a que pertencem e do meio cultural em que vive, seguirá seu desenvolvimento normal rumo à vida adulta”.
Drª Milene Maria Saalfeld de Oliveira
Médica Pediatra e Especialista em Medicina do Adolescente (Hebiatria)
Drª Milene Saalfeld de Oliveira, atua na Cidade de Lagoa Vermelha onde reside , tem seu consultório e prontamente aceitou nosso convite para uma particapação em nosso blog. Deixamos nosso profundo agradecimento as sábias palavras da Drª Milene.

3 comentários:

Escola Vitória Quintella disse...

Adorei! Ótimas informações para todas as idades. Melissa Palma.

Escola Vitória Quintella disse...

Que bom! Vou usar estas informações para meu trabalho de biologia.
Matheus Souza

Pipa Noya disse...

Ótimas notícias postadas neste blog, muito bom mesmo, valeu a pena, abrigada pela colaboração.Agora vamos as ações.